Direção, Coordenação e Orientação Educacional – Parceria Fundamental

Devido as rápidas e constantes mudanças na sociedade, os saberes e os processos pedagógicos devem ser aprimorados constantemente.
Por isso, as pesquisas educacionais devem priorizar novas práticas metodológicas considerando o currículo e o cotidiano escolar.
O referencial pedagógico deve estar atento a essas modificações e conduzir – viabilizando as considerações de sua equipe pedagógica – por meio de uma análise crítica e transformadora de maneira contínua.
Para que isso seja efetivo a responsabilidade de uma instituição Educacional não pode ser direcionada a apenas uma pessoa. Seria impossível atingir os objetivos educacionais dessa forma.
A prática educacional requer competências diferenciadas para permitir que a ação atinja a mesma direção.
A parceria entre a equipe deve ser o alicerce o alicerce para garantir a qualidade no ensino e o desempenho dos alunos.

Qual é o papel de cada um?

O Diretor (a)

Dentro das atribuições de um Diretor escolar está a administração e a organização da instituição.
As técnicas desenvolvidas são as mesmas de qualquer empresa: atividades burocráticas, a gestão de pessoas e o olhar para a comunidade de seu entorno.
O comprometimento e a análise dos processos devem ser rigorosos a fim de proporcionar mudanças positivas e concretizar os objetivos determinados. Uma administração eficaz é capaz de promover transformações positivas numa sociedade.

Gestão Pedagógica

É a peça chave para estabelecer o elo entre a instituição educacional e os pais e responsáveis quando confiam seus filhos à escola.
Também faz parte de suas funções mediar o diálogo entre a direção, os professores e os alunos, entender, organizar e colocar em prática projetos pedagógicos e a metodologia aplicada.
Acompanhar e avaliar o desempenho acadêmico e a formação continuada dos professores, além de auxiliar nos processos em sala de aula.

Orientador Educacional

De grande importância é o trabalho deste profissional. Em parceria com a gestão, seu comprometimento é significativo nas relações interpessoais e nas particularidades no cotidiano escolar.
Por meio de sua parceria com o professor ele contribui diagnosticando dificuldades, aproveitamento e perfis de cada aluno, também propõe intervenções junto à família com o intuito de promover o desenvolvimento do aluno e a integração família-escola.
Voltado às necessidades de cada grupo a relação de confiança e troca é estimulada pela conversa, sempre pautada na construção de vínculos de respeito, ética e regras de convivência.
De modo óbvio que aqui estão somente algumas das funções destes profissionais, pois o trabalho é muito mais complexo.

Sintonia

Embora cada um desses profissionais tenha papeis definidos e específicos o trabalho em conjunto é essencial para a gestão Escolar, a colaboração e os interesses em comum.
Cabe as partes envolvidas, com um olhar administrativo e pedagógico, perceber e alinhar perfeitamente suas funções como complementares.
Em uma comunidade escolar a sintonia deve ser explícita, não conseguimos eliminar os ruídos quando as estações estão fora do ar.
A partir da dinâmica da escola e dos encontros definidos deve-se haver a liberdade da fala, a empatia, a confiança e a responsabilidade em cumprir o que foi planejado ou reavaliar aquilo que não saiu como esperado.
Os resultados aparecem quando há uma gestão democrática, quando cada um compreende e cumpre o seu papel social.
Façamos uma analogia, uma equipe é igual a um texto, um conjunto de palavras distintas que, juntos, fazem sentido e transmite uma mensagem.


Texto por: Sheila Duarte
Coordenadora de Comunicacão

Compartilhar

Comentários desativados.