Celebramos hoje, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra!
Mas de onde veio essa data e por que ela é considerada tão importante para o Movimento Negro no Brasil?
Primeiro precisamos entender como o Movimento Negro teve início. O período da escravidão foi o propulsor das manifestações como forma de defesa quanto as injustiças e violência praticada pelos senhores de engenho. Desde então, o Movimento não parou e continuou lutando por mais espaço na sociedade em todos os séculos até os dias atuais.
A história nos mostra fatores marcantes no período da escravidão que teve início no Brasil por volta de 1530, na era colonial, quando os portugueses inseriram o sistema de capitanias hereditárias. A escravidão teve fim em 1888 perante a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.
Porém, a escravidão na sociedade não foi definitivamente abolida. Mesmo com a lei em vigor, os escravos não foram devidamente integrados à sociedade como cidadãos com direitos, ficando sem moradia e estruturas básicas para viver. As estruturas de poder da elite se mantiveram e a desigualdade no país tomou espaço para o preconceito e também para o racismo. A cultura negra também foi esquecida e prejudicada.
Por isso, o Dia da Consciência Negra é uma reivindicação do Movimento Negro, trazendo como símbolo histórico o Zumbi dos Palmares como figura de luta e resistência dos escravos negros pelo período escravocata que durou pelo menos 300 anos no Brasil.
A data foi estabelecida no Brasil no dia 20 de novembro de 2011, oficialmente instituída pela lei nº 12.529. O dia faz referência a morte do Zumbi dos Palmares, em 1965, porém, é celebrado pelo Movimento Negro desde 1960.
Quem foi Zumbi dos Palmares?
O nome Palmares tem origem ao local Serra da Barriga, localizado atualmente em União dos Palmares, no estado de Alagoas. A região reunia escravos fugidos das lavouras de cana de açúcar.
Zumbi dos Palmares era o líder do grupo e lutou para defender o quilombo, porém, acabou sendo morto por um grupo de bandeirantes.
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de relembrar como a cultura negra é importante, resgatar a memória de um sofrimento geracional que sofrem consequências até hoje.
O racismo deixou um grande rastro na sociedade, muitas oportunidades foram privadas do povo negro. Essa data é um alerta para que cada vez mais nosso país invista em ações inclusivas para recompensar o atraso após tantos anos. Também é papel da sociedade branca entender o lugar de privilégio, podendo exercer como oportunidade de quebrar e acabar cada vez mais com o preconceito.