Você sabia que hoje é Dia Internacional contra a discriminação Racial?
Para que possamos entender um pouco mais sobre o motivo dessa data, precisamos contextualizar com o passado e uma história de muita luta que merece ser relembrada neste dia.
Infelizmente o dia 21 de março nem sempre foi uma data de conquistas, na verdade, no ano de 1960, trouxe um marco de muitas mortes e injustiça racial.
O Massacre de Sharpeville é o verdadeiro motivo pela escolha dessa data. No dia 21 de março de 1960 na Província de Gautung na África do Sul, acontecia um protesto pacífico com mais de 20 mil sul africanos desarmados contra a Lei de passe, que exigia que os negros andassem com um documento descrito onde eles poderiam ou não ir como forma de controle do estado sobre aquelas pessoas, apenas pela sua cor e etnia.
A reação policial foi repressiva sobre os manifestantes, matando pelo menos 69 pessoas e deixando outras 186 feridas. Após esses acontecimentos, o governo proibiu qualquer organização de política no país, o que acarretou partidos clandestinos, um deles conhecido como (CNA) Congresso Nacional Africano, tendo como figura mais influente o partido Nelson Mandela, tomando mais espaço para conquistas do povo negro.
Seis anos depois, em 1966 a ONU proclamou o Dia Internacional contra a Discriminação Racial como forma de homenagear as vítimas do massacre e em memória e a luta.
Junto com a instauração desta data a ONU apresentou o Artigo 1º da Declaração da Conveção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação Racial:
‘‘Discriminação racial significará toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública’’.
É muito importante ressaltar que apesar desta data estar presente desde 1966, aplicada para o mundo inteiro a luta contra discriminação racial no Brasil tomou força após a Constituição Federal de 1988 que determinou o ato do racismo como crime.
É imprescindível para a nossa sociedade ainda lutar e manter causas contra o preconceito racial, apoiar políticas públicas que possam intensificar os direitos e igualdades. Apesar da grande evolução, os números ainda registram rastros do preconceito racial.Segundo um levantamento realizado pela Veja SAÚDE, os números falam por si quando o assunto é saúde e segurança pública no Brasil, as pesquisas revelam que os negros são mais afetados por doenças mentais e físicas, até mesmo a Covid- 19.
Nosso papel como instituição é também disseminar informações sobre o assunto e trazer consciência para tornar a nossa sociedade cada dia uma versão melhor do que hoje <3