Dia Mundial da Educação

Você sabia?

A maioria das pessoas associam a palavra “educação” com o ambiente escolar, o que não é incorreto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem. A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade. A data de 28 de abril ficou internacionalmente conhecida como Dia Mundial da Educação porque, neste dia, no ano 2000, foi realizado no Senegal o Fórum Mundial de Educação de Dakar que tinha como objetivo firmar um compromisso mundial com cerca de 180 países pela educação básica, de modo que ela fosse ampliada. Para isso, 164 nações assinaram um documento, conhecido como “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”. Por esse motivo, diversos setores da sociedade associaram o evento a uma data comemorativa. Pelo cronograma oficial, 28 de abril, é, na verdade, Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho. Oficial ou não, muitas pessoas e instituições de ensino celebram a data. O importante é utilizá-la como uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos da educação e ressaltar o poder dessa grande e nobre arte.
.
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela)
.