Para todos os objetivos traçados, por qualquer pessoa, o resultado positivo depende de duas coisas: ATITUDE e PREPARAÇÃO.
Quase 6,5 milhões de brasileiros deverão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos próximos dias 03 e 10 de novembro. Como sabemos o ENEM é utilizado como critério de seleção para todos os estudantes em busca de uma vaga pelo SISU, além de outras faculdades que já usam o resultado como critério de seleção. Assim, a nota alcançada é o passaporte para o ensino superior.
“Nós enquanto Instituição Educacional, temos a missão de proporcionar e estimular, todos os meios que levem o aluno a buscar seus sonhos e objetivos de vida. Um deles é o êxito no Enem para o ingresso na universidade. Para isso, contam com uma estrutura com salas temáticas, tecnologia de ponta, material moderno, professores altamente qualificados e suporte da gestão pedagógica, tudo para que o aluno siga o caminho certo para o Futuro!”, destaca Juliana Martins, diretora do Colégio CAMP.
Nas vésperas da prova vamos mostrar como os alunos do Colégio CAMP se prepararam para este grande desafio. Os professores do ENSINO MÉDIO iniciaram a “maratona” de estudos logo no início do ano letivo. Com a publicação do edital no mês de março as primeiras orientações foram dadas, foi preparado um passo a passo com todas as informações necessárias e iniciaram, então, um cronograma de estudos.
Como os candidatos são avaliados por áreas de conhecimentos, os professores focaram em temas específicos, aulas multidisciplinares, assuntos voltados ao ENEM e exploraram conteúdos teóricos que foram aplicados na prática.
“Em primeiro momento trabalhamos com todo o conteúdo de Física do Ensino Médio. Explicando passo a passo cada conteúdo, tirando todas as dúvidas, resolvendo questões de vestibulares e do ENEM. Em sala trabalhamos com o livro R22 mais detalhadamente.”, conclui Josiane Feltrim Cavalcante, professora de física.
Com o objetivo de preparar nossos alunos para o vestibular, o Colégio oferece o programa R22 (Curso Revisional que ocorre no contraturno ao longo do ano). Através do programa os professores foram além da sala de aula e trabalharam com estudos específicos das provas, como: atualidades, oficinas de Redação, resolução de exercícios e acompanhamento aos alunos, tirando dúvidas e reforçando os pontos a melhorar de cada um.
“Durante o ano trabalhamos com a revisão do conteúdo estudado no Ensino Médio, sempre utilizando como ponto de partida questões dos anos anteriores do ENEM. Nos últimos meses nos concentramos nos conteúdos mais cobrados, um TOP 10 dos temas que mais caem nas provas. Resolvemos essas questões e tiramos quaisquer dúvidas sobre esses exercícios.”, explica Marcelo Cestari Viana, professor de geografia e história.
Uma grande preocupação do Colégio para com os nossos alunos é o estado emocional. Há uma grande pressão e autocobrança em relação ao vestibular, qual profissão escolher, além de tantas outras responsabilidades. Essas podem ser algumas das causas do estresse pré-ENEM, da angústia e “do branco” na hora da prova, por isso eles realizaram vários simulados durante o ano para que pudessem ter uma noção de como será a prova e de qual forma poderão administrar a ansiedade.
A importância dos simulados foi fundamental, pois permitiu aos alunos perceberem o que precisariam estudar mais, manter o nível de concentração nas questões, qual área deveriam focar, além da questão do tempo (concluir a prova no prazo estipulado) e qual prova fará primeiro. Sem esquecer a redação, é necessário tomar cuidado com a concordância e a gramática, com muita leitura e treino, para terem argumentos aceitáveis e coerentes com o tema em questão. Também necessitam “estar por dentro” do que acontece no Brasil e no mundo. Por fim, definir estratégias para o tão esperado dia.
“Durante o ano eu frequentei as aulas do R22, já percebi o efeito pelos resultados das minhas provas bimestrais. Participei dos simulados oferecidos pelo Colégio me preparando para os vestibulares que aconteceram no mês de outubro. O R22 juntamente com os simulados foram essenciais para essa fase da minha vida e espero, com todo meu esforço e dedicação, passar nos vestibulares e no ENEM, atingindo assim uma boa pontuação.” Laura Gomes Jenciauskas – aluna do 3ºA.
Nossa orientadora educacional – Elisangela Matos – acompanhou todo o processo de preparação e mediou os conflitos existentes. Ela os auxiliou nas reuniões em grupo, que foram realizadas para orientações e pesquisas de informações relacionadas à graduação, mercado de trabalho e profissões, dinâmicas para autoconhecimentos, testes vocacionais, debates sobre possíveis interferências e influências frente às escolhas.
“Ao longo do ano frequentei as aulas preparatórias do R22 e me senti satisfeito com o modelo de ensino proposto, o que ajudou muito a me preparar para a reta final da conclusão do ensino médio. Participei de todos os simulados propostos pela escola, e tive um melhora gradativa em meu desempenho. Minhas expectativas para o ENEM e demais vestibulares são boas, me organizei através dessas aulas e simulados. Confio em meu potencial para atingir uma boa nota e alcançar minha faculdade desejada.” João Vinícius de Castro Donato – aluno do 3ºA.
Temos em nosso Colégio, professores comprometidos, alunos engajados, aulas diversificadas e ótimo material pedagógico com o uso da tecnologia, assim trazemos a certeza que esse conjunto refletirá em ótimos resultados para todos.
Com grande alegria desejamos muita SORTE aos ALUNOS vestibulandos do Colégio CAMP!
Texto: Sheila Duarte – Coordenadora de Comunicação