A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, como mês para conscientizar e reforçar iniciativas de vigilância, prevenção e controle das diferentes hepatites.
As hepatites virais (especialmente A, B e C) podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais (compartilhar o mesmo barbeador, manicure, usuários de drogas, etc) e verticalmente, ou seja, da mãe para o filho, por isso a contaminação é bastante fácil e rápida.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A hepatite é uma grave inflamação do fígado e acomete um número cada vez maior de brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, 1,7 milhão são portadores do vírus da hepatite C e 756 mil da hepatite B. Só em 2017 o Brasil registrou 40.198 novos casos de hepatites virais. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que já ocorreram 1,7 milhão de mortes no mundo provocadas por complicações dos diferentes tipos da doença. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são maiores em homens de 20 a 39 anos.
Previna-se! Mantenha os exames de rotina em dia!
#colegiocamp #junhoamarelo #vamosjuntos #hepatitesvirais