Iniciamos hoje o Novembro Azul, mês em que valorizamos ainda mais a saúde do homem e redobramos os cuidados sobre a prevenção do câncer de próstata.
Mas como surgiu essa campanha?
O movimento surgiu em 2003, em Melbourne, na Austrália, inspirado na campanha de prevenção ao câncer de mama que já era realizado desde 1990 (o Outubro Rosa).
Dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, tiveram a ideia de associar o bigode como símbolo para o mês, para prevenção e conscientização sobre a saúde masculina.
No ano seguinte, surgiu uma organização sem fins lucrativos que fazia arrecadações de fundos para o combate ao câncer de próstata, a “Movember Foundation”. O movimento chegou no Brasil em 2008, incentivado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais mais comum no Brasil. Estima-se que pelo menos 65.840 novos casos entre 2020 a 2022, a cada 100 mil homens com câncer.
A idade também é um fator de atenção para a percepção da doença. 75% dos casos atingem a terceira idade (geralmente homens com mais de 65 anos), mas é possível perceber sintomas bem antes disso.
O que é a doença?
O câncer de próstata é um tumor que ocorre mais em homens maduros e que tem a possibilidade de ser curado se ainda for descoberto no estágio inicial.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), “A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.”
Já o câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece.
Pelos sintomas serem mais sorrateiros, segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, em 95% dos casos eles aparecem em estágio avançado. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce para ter controle e cura da doença caso ela apareça.
Os exames preventivos são indicados para homens a partir dos 50 anos (ou 45 caso tenha casos de câncer de próstata na família). Para isso, deve-se procurar o urologista anualmente.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode ser silencioso e, por isso, muitos homens nem apresentam sintomas ou quando apresentam é semelhante ao crescimento benigno da próstata.
Mas além disso, há sintomas suspeitos que requerem atenção, pois quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.
Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma maior atenção:
- Vontade frequente em urinar (com mais frequência a noite);
- Dificuldade, ardência e/ou doar ao urinar;
- Sensação de que a bexiga está sempre cheia;
- Dificuldade ou demora para começar a liberar a urina;
- Presença de sangue na urina ou no esperma;
- Dor ao ejacular;
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
- Entre outros.
Apoio ao Novembro Azul
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apoiam o Novembro Azul e ressaltam a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Além dos exames, existem outras formas de ajudar na prevenção deste câncer ao longo da vida, como praticar exercícios, manter uma alimentação saudável, não fumar, entre outros.
A conscientização desta data é muito importante para a quebra de paradigmas quanto aos exames e a doença.
O Colégio Camp valoriza todas as formas de cuidados com a saúde e esperamos que esse post ajude a informar e conscientizar a todos.
Achou a informação interessante? Compartilhe com alguém que você acredita que precisa saber disso!