Técnico ou Tecnólogo: Qual a melhor opção?

[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_text]

Conheça as principais diferenças entre curso técnico e curso de tecnólogo e encontre a melhor opção para você!

Você já deve ter ouvido falar em “apagão de mão-de-obra” em diversos setores da economia brasileira, desde a Tecnologia da Informação (TI) até a Indústria Petrolífera. Também já deve ter ouvido que alguns cursos foram criados especificamente para atender à demanda do mercado por profissionais qualificados e, por isso, têm alta taxa de empregabilidade. São aqueles cursos dos quais o aluno “já sai empregado”.

Recentemente, no Brasil, podemos perceber um aumento da oferta de qualificação de nível técnico e tecnológico, sendo que ambas as formações podem turbinar a sua carreira e aumentar suas chances de conseguir um bom emprego.

• Mas qual a melhor opção: curso técnico ou de tecnólogo?
  • Qual a diferença entre eles e qual dos dois vale mais a pena fazer?

Descubra as diferenças entre curso técnico e curso de tecnólogo e encontre a opção mais vantajosa para a sua realidade!

Qual a diferença entre curso técnico e curso de tecnólogo? A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo é o nível de escolaridade. O curso técnico é uma formação de nível médio. Já o curso de tecnólogo é uma graduação de nível superior.

Além do nível de escolaridade, os cursos técnicos e de tecnólogo diferem em três principais aspectos:

Duração

Técnicos: Os cursos técnicos do Colégio CAMP podem durar de um a dois anos, dependendo da modalidade. Na modalidade Subsequente, o aluno pode concluir TRÊS CURSOS TÉCNICOS EM 2 ANOS! (Saiba mais) .

Tecnólogos: Os cursos superiores de tecnologia duram entre 2 e 3 anos.

Requisitos

Técnicos: Existem cursos técnicos para quem fez apenas o ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto ou ensino médio completo. No Colégio CAMP, os cursos técnicos atendem alunos a partir do segundo ano do ensino médio ou já formados.

Pessoas que já estão com uma graduação concluída também podem fazer os cursos técnicos caso desejem mudar de área ou uma recolocação no mercado de trabalho.

Tecnólogo: Cursos de nível tecnológico sempre exigem o ensino médio completo e normalmente o candidato precisa passar por um processo seletivo (vestibular, Sisu, ProUni, etc.).

Formação para o Mercado

Embora os cursos técnicos e tecnológicos tenham como foco preparar profissionais para a realidade do mercado de trabalho, os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, enquanto os cursos superiores de tecnologia preparam o aluno também para atuar em cargos de gerência.

Conheça os cursos técnicos do Colégio CAMP

Cursos Técnicos

Existem vários tipos de cursos técnicos. Confira as opções e veja qual delas é melhor para você:

Subsequente: serve para quem já tem o certificado de conclusão do Ensino Médio e quer fazer uma formação específica para entrar no mercado de trabalho. Tem duração variada e ao terminar o curso o estudante recebe um diploma de Técnico de Nível Médio.

No Colégio CAMP, o curso subsequente tem duração de um ano. Porém, graças à nossa grade modular, o alunos pode se formar em TRÊS cursos técnicos em 2 anos. Ou seja, formação profissional e de qualidade em Administração, Logística e Recursos Humanos em apenas dois anos! (Saiba mais sobre essa modalidade.)

Concomitante: pode ser feito por quem já concluiu a primeira série do ensino médio. O aluno faz dois cursos ao mesmo tempo, em uma mesma instituição ou em instituições diferentes, cumprindo jornada dupla de aulas: um curso com as disciplinas normais do ensino médio e outro com as disciplinas do curso técnico. Ao concluir cada um deles, o aluno recebe o diploma correspondente (diploma do ensino médio e diploma de técnico). Dura em média dois anos.

O aluno pode cursar o Ensino Médio em outro colégio, público ou particular, em um período. E no outro período, cursar um dos cursos técnicos no Colégio CAMP.

Existem outras modalidades, como o Integrado, onde o aluno cursa médio e técnico ao mesmo tempo em uma mesma escola técnica, e também o FIC, cursos de curta duração voltado para beneficiários de qualquer programa social. Em alguns casos, o requisito mínimo é apenas ensino fundamental incompleto. Vale ressaltar que o tipo de curso técnico disponível em sua cidade depende da necessidade das empresas naquela região.

Curso de Tecnólogo

Para fazer um curso de tecnólogo, o estudante precisa ter concluído o ensino médio. Isso porque essa formação é de nível superior. O curso de tecnólogo dura entre 2 e 3 anos e, para se formar, o aluno precisa fazer um estágio supervisionado e/ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, divulgado pelo MEC, existem mais de 100 opções de curso de tecnólogo. Apesar de também serem oferecidos por universidades públicas, os cursos de tecnólogo são mais facilmente encontrados em faculdades privadas.

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]