E você? Já está preparado para o ENEM e para o Vestibulares?

Segundo semestre chega trazendo ansiedade e intensificação das preparações para os principais vestibulares e para o ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, é a prova que pode garantir a entrada do estudante nas universidades públicas do Brasil. A avaliação tem 180 questões, uma redação e duração de dois dias.

O ENEM pode ser usado como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni); obtenção de financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies); complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu); certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda, em seleção de cotistas. Por isso, causa uma grande expectativa e preocupação nos estudantes que querem garantir uma vaga nas melhores universidades do país. O ENEM também avalia a qualidade do Ensino Médio em todo o território nacional.

A Hora do ENEM, uma ferramenta criada pelo MEC, oferece material de estudo como vídeo aulas, simulados, exercícios e resumos voltados para o ENEM, mas é necessário que o aluno seja disciplinado para estudar! “É como ter um cursinho dentro de casa. ” Disse o ministro da educação, Aloizio Mercadante.

Este ano, o ENEM será nos dias 5 e 6 de novembro e contará com mais de nove milhões de inscritos. A prova é extensa e dividida em temas, como:

– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
– Matemática e suas Tecnologias.

Não podemos esquecer a tão temida redação, que por muitas vezes traz assuntos polêmicos e relacionados com o momento pelo qual o país está passando. Por isso, a primeira dica para uma boa redação é estar sempre atualizado com os principais acontecimentos, buscar informações em fontes confiáveis para pode construir um argumento. Também é importante praticar, exercitar a escrita.

Aqui no Colégio CAMP, a professora Tânia trabalha a produção textual e as técnicas de redação com os alunos, trazendo temas atuais e discussões que desenvolvem a argumentação e o raciocínio de cada um.

No dia da prova, é muito importante ler e reler todas as instruções para a elaboração da redação e tudo que pede o tema proposto, pois fugir do tema desconta pontos na nota final. Uma boa noite de sono também ajuda a organizar as ideias e a capacidade de raciocínio.

Durante o segundo semestre, o Colégio CAMP oferece o curso preparatório R22, uma revisão do conteúdo do ensino médio em 22 volumes. O curso tem duração de seis meses e acontece a partir de agosto, visando preparar os alunos para os principais vestibulares e para o ENEM. Não é necessário ser aluno do colégio para participar do R22.

Independente de cursos preparatórios, mantenha uma rotina de estudos que inclua o descanso, para que as horas de estudos sejam bem aproveitadas e você consiga manter a concentração.

Dicas simples como resolver provas de anos anteriores, estudar toda aula dada, praticar redações e manter-se atualizado, irão fazer a diferença no dia do vestibular e essas atitudes te deixarão mais confiante.

Agora depende de você. Dedique-se e bons estudos!

Comentários desativados.