Ações no Colégio CAMP marcam Setembro Amarelo sobre prevenção ao suicídio

Neste mês, o Colégio CAMP organizou uma grande ação para abordar o Setembro Amarelo, junto aos alunos e nossos colaboradores, ressaltando a proposta central da ação, que é, acima de tudo, a valorização da vida.

O Setembro Amarelo teve origem nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos cometeu suicídio em 1994. Mike era um rapaz que possuía um Mustang 68 amarelo.

No dia do velório, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam a seguinte mensagem: “Se você precisar, peça ajuda. ”

Desta forma, foi espalhado pelo Colégio um banner sobre a história do Mustang, com o objetivo de os alunos escreverem em um post-it com mensagens motivacionais.

A aluna do 8ºC, Laura Bigalli, organizou em uma caixa de papelão papéis amarelos com frases motivacionais e distribuiu a todos os alunos do Colégio, reforçando a necessidade de olhar mais para o outro.

Foto: Comunicação CAMP

“O Setembro Amarelo tem a sua proposta de fazer com que as pessoas reflitam sobre a questão de suicídio e mostrar para as pessoas que existem uma saída. Iniciei fazendo uma caixa com mensagens de reflexão e panfletos na qual colei no mural do colégio. Esse tema é muito impactante para mim, pois conheço pessoas que perderam entes queridos para o suicídio. Eu quis mostrar para as pessoas que existe uma saída e que podemos tratar todos iguais. ” ressaltou.

Foto: Comunicação CAMP

A campanha Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza a nível nacional o Setembro Amarelo.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Para saber mais, acesse ao site: https://www.setembroamarelo.com/